quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Arte na Escola!

 


A arte desempenha um papel fundamental na vida de todo mundo. Mesmo quando acreditamos não saber/conhecer nada sobre arte, ainda assim sabemos muito. A verdade é que, a arte está em todos os lugares, seja em um quadro pendurado na parede, peças expostas em museus, em um pão muito bem moldado e exposto em uma padaria, em uma galeria de artes, na beleza de um pôr do sol, em laços e tiaras feitas a mão, na maneira em que um pedreiro organiza o piso no chão de uma casa, em músicas, filmes, cordéis, poemas, dança, enfim, ela se faz presente em toda a nossa sociedade. 

Dessa forma, podemos entender a importância que a arte tem na nossa vida que, na maioria das vezes não é percebida e nem valorizada, sendo assim, é importante iniciarmos a sua valorização nas escolas, já que são nas escolas também que temos (em alguns casos) o nosso primeiro contato com a arte. Para tal, é necessário que trabalhemos a sua importância desde cedo, para assim desenvolvermos capacidades criadoras em nossos alunos, desenvolvendo a sua criatividade, de forma que eles(as) possam se expressar de maneira singular e única retratando os seus sentimentos, as suas emoções, vivências e muito mais. É notório que a arte auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades e competências que ajudam não só as crianças como também são levadas para a vida dos indivíduos. 

Portanto, eu defendo que o ensino de artes nas escolas seja valorizado e incentivado, que seja trabalhado de forma singular ou plural, individual ou coletiva, pessoal ou social, expressando sentimentos ou não, mas que sobretudo seja desenvolvida, pois a arte tem um papel transformador. Então que sejamos capazes de transformar novos mundos, novas vidas, novas culturas e novos hábitos, pois a arte nos permite enxergar a vida com outros olhos. 


Técnica produzida na aula do dia 29/07/22 para a disciplina  de Arte e Educação. Para produzi-lo utilizamos um barbante e tinta guache. 

A primavera e os seus encantos!